Primeiro livro lançado depois dos 40 anos, luta por moradias populares e crochê são algumas das curiosidades da autora

Quantas vezes ouvimos de pessoas que se sentem “velhas demais” para seguir um sonho? Ou para começar a estudar para termos a profissão que sempre quisemos? Realmente vivemos uma Era do imediatismo, do sucesso e realização profissional precisam ser agora. Não temos tempo! E isso tem criado uma geração de ansiosos e frustrados.
Sempre que recebo um livro leio sobre a história, claro, e busco ler um pouco sobre o autor (caso seja desconhecido por mim). E quando recebi o livro de estreia de Jenna Levine, Morando com um Vampiro (Ed. Intrinseca), não foi diferente. Vi que era um romance que envolvia o universo dos vampiros e com muitas referências pop, e quando fui ler sobre a autora me encantei de imediato!

Jenna Levine é americana e publicou seu primeiro livro depois dos 40 anos
Crédito- Gabriel Prusak

Primeiro que Jane gosta de crochê e de gatos, e segundo que esse era seu primeiro livro publicado, aos quase 50 anos de idade, e que na semana de estreia entrou para a lista dos mais vendidos do USA Today (fato difícil de acontecer para estreantes no mercado). Em um mundo onde nossos sonhos estão sendo soterrados cada vez mais cedo, achei a história de Jenna incrível.
A estreia na literatura foi incomum, já que ela não precisou mandar originais para aprovação das editoras. “Tive um início de carreira literária muito incomum, incrivelmente e inacreditavelmente sortudo. Antes de publicar Morando com um Vampiro, escrevi contos (principalmente para meu próprio consumo) durante muitos anos. Também publiquei muitas fanfics online por cerca de quinze anos, e foi através delas que meu editor nos EUA me procurou em 2021 e perguntou se eu poderia estar interessado em trabalhar com eles. Eles me colocaram em contato com meu primeiro agente, e eu escrevi as primeiras cinquenta páginas do que viria a ser Morando com Vampiro para consideração deles. Meu editor gostou da ideia e ofereceu meu primeiro contrato. O resto é história.”
O Universo de vampiros fez muito sucesso no Brasil nos anos 2010 mais ou menos, com um mercado nacional bastante consumidor no nicho, mas depois, naturalmente, as publicações forem diminuindo, e Jenna justamente escreveu um livro de estreia sobre Vampiros. “Eu realmente acho que livros sobre vampiros e outras criaturas paranormais estão ressurgindo enormemente agora. As pessoas adoram escapismo e estou muito feliz por fazer parte disso!”
Além de escrever, Jane também é advogada e luta por moradias populares nos EUA. Assim como no Brasil, lá a questão de acesso a moradias é bem complicada e difícil. “A desigualdade habitacional é um grande problema nos Estados Unidos. Durante a pandemia, os governos federal e estadual criaram programas de ajuda para locatários e proprietários de casas de baixa renda para ajudá-los a pagar moradia, mas esta assistência diminuiu nos anos seguintes e continua a existir uma enorme disparidade entre o preço médio da habitação em muitas cidades dos EUA e o que o americano médio é capaz de pagar,”
Jenna Levine talvez seja uma inspiração para quem sonha em ter um livro publicado, ou ainda para quem deseja começar algo novo. Não deixar de tentar, ou fazer são coisas que acredito que nos movam e nos empurrem para nossas realizações.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com