Quatro artistas de Lençóis Paulista foram responsáveis pela criação dos murais do projeto, que também ofereceu oficinas

Transformar a vida através da arte é um caminho sem volta. Uma vez que a pessoa se apaixona por determinada manifestação artística, a vida dela nunca é a mesma. Através desse espírito, o projeto “Arte na Rua”, em sua quinta edição, chega a Lençóis Paulista com diversas atividades que incluem intervenções urbanas, debates, oficinas e mutirões de plantio para renovação do meio urbano. A iniciativa é uma realização da Marcia Gliosci, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e da Secretaria de Cultura Industria e Economia Criativas do Estado de São Paulo por meio do ProAC-ICMS e patrocínio da Lwart Soluções Ambientais, empresa brasileira que atua na transformação de óleos contaminados e gestão de resíduos, trouxe mais cor e cultura para as ruas de Lençóis Paulistas, cidade do centro-oeste de São Paulo de aproximadamente 70 mil habitantes.

Realizado entre os dias 12 e 23 de agosto, o projeto contou com a participação dos artistas Eder Grassi, Dinho Flávio, Maikon (MK) e Fábio Precioso, e coloriu mais de 300 m² de muros da escola CEEIOL – Centro Educacional de Ensino Integral “Origenes Lessa” –, em uma verdadeira transformação da paisagem urbana. O espaço, que é acessível e aberto a todos da cidade, serve agora de inspiração aos moradores de Lençóis Paulistas.

Além dessa iniciativa, o “Arte na Rua” também promoveu ações de paisagismo com plantio de mudas de flores e árvores, e também 12 workshops de Stencil (técnica de pintura de superfícies usada para criar objetos de arte e camisetas, por exemplo) para 240 alunos.

“Arte na Rua tem conseguido cumprir o seu papel de aproximar as artes visuais e a cultura do hip-hop para a sociedade em geral para a melhor compreensão do seu valor como manifestação artística e cultural. As atividades propostas visam educar, formar novos agentes e contribuir para a formação de repertório da população” – Marcia Gliosci, idealizadora da iniciativa.  

“A Lwart acredita no poder transformador da arte e no impacto positivo que ela pode promover na vida das pessoas e nas comunidades. Ao apoiar o projeto ‘Arte na Rua’, não apenas contribuímos para a revitalização do espaço urbano, mas também promovemos a integração da arte com a sustentabilidade. Ao mobilizar a juventude em ações concretas e significativas, estamos cultivando uma geração mais consciente e engajada com a sustentabilidade, além de promover o acesso à cultura para todos.” Rosana Otsubo, Coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart Soluções Ambientais.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com