O espetáculo “Tina – Respeito”, estreia em outubro, trata da questão do assédio no trabalho // crédito Andy Santana

Espetáculo fala sobre assédio no trabalho e recebe apoio da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas

O espetáculo “Tina – Respeito”, estreia em outubro, trata da questão do assédio no trabalho tendo como protagonista a icônica personagem de Mauricio de Sousa, Tina, jornalista e defensora dos direitos da mulher criada nos anos 1960 por Mauricio de Sousa. No espetáculo, Tina será interpretada por Isabelle Drummond, que já interpretou a repórter dos quadrinhos no filme Turma da Mônica – Lições.
A peça abordará questões atuais que vão da equidade de gênero chegando ao assédio contra a mulher, com intuito de despertar a conscientização para a importância do exercício pleno e abrangente do respeito como fio condutor de todas as relações. Todo o enredo do espetáculo tem como base a Graphic MSP Tina – Respeito, escrita pela quadrinista Fefê Torquato.

“Quero dar voz a projetos que representem mulheres e a peça traz exatamente esta essência, com objetivo de alertar as próximas gerações sobre avanços sociais. Estou muito honrada em interpretar mais uma vez esta personagem icônica da Mauricio de Sousa Produções. É uma responsabilidade muito grande, ainda mais considerando os temas sensíveis que serão tratados”, diz Isabelle Drummond.

A equipe de ONU Mulheres, que fechou parceria com a produção teatral, contribuiu com a leitura do roteiro, apontando a adequação da proposta à realidade do enfrentamento a violência contra as mulheres. O destaque da narrativa é a existência de uma rede de apoio que todas as mulheres podem acionar, para que cada uma delas não enfrente sozinha uma eventual situação de violência. Em 2016, a Mauricio de Sousa Produções tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global de compromisso com a igualdade de gênero no meio empresarial. Também há um histórico de parceria com o projeto Donas da Rua, com diversas iniciativas que tem por objetivo empoderar as meninas e mulheres.

Mauro Sousa, diretor da Mauricio de Sousa Produções, reforça os conceitos da peça. “Tina é uma jovem recém-formada, entusiasmada com seu primeiro emprego, e que está entendendo os prazeres e as complexidades de seu relacionamento com amigos, familiares e colegas de trabalho enquanto lida com os desafios de se realizar profissionalmente. O machismo, presente em toda a sociedade, assim como a luta por respeito e o dilema entre carreira e vida social são alguns dos muitos outros temas que tornam a peça bastante interessante e pertinente para os dias de hoje. Combater a violência contra a mulher é papel de todas as pessoas.

“O Brasil está em uma jornada pelo feminicídio zero, mas a violência contra as mulheres ainda é uma realidade inescapável. É importante compartilhar informações de qualidade com as novas gerações. As mulheres não estão sozinhas: há canais oficiais do Estado para prestar assistência às mulheres vítimas de violência, como o Disque 180, e muitas empresas estão começando a aprimorar suas práticas para lidar melhor com essas situações tão frequentes”, afirma Ana Carolina Querino, representante interina de ONU Mulheres no Brasil.

Reforçando o compromisso da MSP com a inclusão, as sessões do espetáculo terão acessibilidade física (disponível no teatro), libras, audiodescrição e legendas produzidas pela Alldub Group.
A peça entra em cartaz no dia 04 de outubro, no Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Estão previstas 26 apresentações, com sessões às sextas-feiras – às 20h e aos sábados e domingos – às 17h e às 20h. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site www.eventim.com.br e na bilheteria física do Teatro das Artes.

Para pautas e sugestões: colunaquartacapa@gmail.com